A caminhada até minha cirurgia…

Estava devendo um post com mais informações sobre minha caminhada até a cirurgia, né?

Há tempos eu já estava com essa ideia na cabeça, na verdade desde o final de 2011, quando me consultei com um endocrinologista em Sorocaba, que foi a primeira pessoa que me falou sobre a cirurgia ser a opção mais indicada para mim e me falou dos riscos e dos benefícios.

Desde então, pesquisei sobre o assunto, conversei com a minha família, e comecei a procurar um cirurgião que atendesse pelo meu convênio e fizesse a cirurgia em Sorocaba. Eu também não queria escolher qualquer um assim, sem referências, né… no final, todos os que eu entrei em contato não realizavam a cirurgia pelo convênio (nunca vi isso, o cara atende pelo meu convênio como gastro, mas na hora de realizar a cirurgia, não… errado né?).

Desanimei de procurar por um tempo, vez ou outra recebia algumas indicações, mas nunca o médico atendia pelo meu convênio.

Até que um dia uma amiga me contou que a prima dela tinha feito a cirurgia há 4 anos, e que já estava super bem, tinha dado muito certo. E ela me passou o nome do médico: Irineu Rasera Jr., em Piracicaba. Peguei o telefone, liguei, e eles atendiam pelo meu convênio. Pulei de alegria!!!!! Marquei minha consulta para o mês seguinte, novembro de 2012.

Cheguei para a consulta, estava esperando um consultório normal, né? Minha surpresa foi que cheguei a um local chamado Clínica Bariátrica. Perfeito!

A clínica conta com todos os profissionais necessários para que a caminhada até o dia da cirurgia seja de sucesso: Cirurgião, Nutricionista, Psicóloga, Endocrinologista, Fisioterapeuta, Enfermeira, e até Educador Físico!

Cheguei na clínica, uma enfermeira me acompanhou, tirou minhas medidas, meu peso, perguntou sobre meus hábitos, minhas doenças, etc, e preencheu minha ficha e logo me encaminhou para o Dr. Irineu. Adorei! Ele me explicou tudo sobre a obesidade mórbida e sobre o fato dela ser uma doença, sobre a qual o melhor método de tratamento seria a cirurgia. 

Explicou a cirurgia passo a passo todos os prós e contras, e me passou um monte de exames para fazer (sangue, ultrassom, raio-x, endoscopia, cardio, etc), saí de lá com a sensação de que dessa vez mudaria minha vida finalmente.

Para que possamos fazer a cirurgia, é primordial o acompanhamento psicológico e nutricional tanto antes, quanto depois da cirurgia, e no meu caso em específico, o convênio exigia que eu tivesse no mínimo 8 consultas com cada um desses profissionais, até que eles me dessem o laudo encaminhando para a a cirurgia. Como Piracicaba não é assim tão perto de Porto, e eu estava trabalhando na época, ficaria complicado para que eu fosse toda a semana para lá me consultar com esses profissionais da clínica, mas quem tiver a oportunidade, eu recomendo, pois eles já estão lá somente para isso, o enfoque deles é a cirurgia, então é super legal!

No meu caso, fiz meu acompanhamento psicológico com o Dr. Nelson Antonio Pisani, de Sorocaba. Ele foi ótimo comigo, me ajudou não só no fator da cirurgia em si, mas com minha ansiedade extrema, minha impaciência, e várias outras coisinhas que me fazem ter essa personalidade tão forte rs…

O acompanhamento nutricional fiz aqui em Porto Feliz mesmo, com a nutricionista Alessandra Soares, ela é um amor de pessoa, me ajudou muito no processo de reeducação alimentar. Claro que dei minhas tropeçadas no meio do caminho, mas no processo todo, ela me ajudou a perder 7 kg! (Comecei a dieta com 121 kg, e no final estava pesando 114 kg).

Fui ao cardiologista, fiz o eletro, estava tudo muito bem, Graças à Deus… e o médico me disse que com certeza os meus 29 aninhos me ajudavam bastante à ter o coração saudável, dado meu histórico de gordinha fumante, e que estava mais do que na hora de mudar de vida.

Após ter em mãos os laudos do meu psicólogo e da minha nutricionista, passei em consulta com a psicóloga (Dra. Beatriz Maria Ferrari) e as nutricionsitas (Erika Mayumi Mizutami e Letícia Donini) da clínica, também me apaixonei por elas!

Fiz mais dois exames lá na clínica mesmo,  a espirometria, que avaliou minha capacidade respiratória e a bioimpedância, exame que avaliou toda a minha composição corpórea (músculo, gordura, água, etc.).

Foi então que conheci a fisioterapeuta Elisane R. Pessoti Pacheco (mais conhecida lá na clínica como Nani), que é um show a parte!! Um espetáculo de simpatia, linda e radiante… além de fisioterapeuta, acho que ela está lá para dar motivação para quem ainda vai fazer a cirurgia… um dia chego lá! rs…. Com ela fiz minha espirometria, e depois meus exercícios respiratórios com o Respiron, meu companheiro desde então. Com ele exercitei meus pulmões antes da cirurgia, e estou treinando minha capacidade respiratória agora, depois da cirurgia.

E depois, na bioimpedância, conheci a enfermeira (e nutricionista) Patricia Fatima Novais, que é quem controla o facebook da clínica, e quem acalma as gordinhas em pânico pré e pós cirurgia… hahahaha! Foi ela que me ajudou com minhas dúvidas, sabe aquelas? Que vêm do nada, e que se você não pergunta na hora, você esquece….

Final de abril de 2013: Exames feitos, laudos prontos, dossiê montado. Lá fui eu fazer minha perícia no convênio. Estava super nervosa, com medo de algo dar errado e eles não me liberarem para a cirurgia depois de todo esse caminho percorrido. Mas deu tudo certo, senão, esse blog nem faria sentido, não é mesmo?

Deixei toda a papelada na clínica, e vim embora toda feliz, eu sabia que demoraria uns 15 dias até os materiais para a cirurgia serem liberados pelo convênio, então respirei fundo, segurei a ansiedade e esperei.

Mas não demorou nem isso, e a clínica já entrou em contato comigo para agendar a cirurgia. Meu coração disparou, suei frio, mal prestei atenção ao que a secretária dizia… agora era real, ía mesmo acontecer, ía chegar o dia da minha cirurgia, e ela já tinha data: 03 de junho!!! A partir desse dia, um frio na barriga sem fim instalou-se dentro de mim, e só foi embora quando acordei da anestesia na sala de cirurgia.

Depois disso, passei com a nutricionista Leticia, para que ela me passasse a dieta líquida, e com a enfermeira Thaís, que nos passou as orientações gerais para o dia da cirurgia, assinei o consentimento para a cirurgia, e depois com o Dr. Irineu, para tirar minhas últimas dúvidas, e me acalmar um pouco.

Eu estava uma pilha de nervos, ansiosa, com medo que o convênio não liberasse os materiais a tempo, pensando nos riscos da cirurgia, e na minha bendita perna, que tanto me preocupava quanto ao risco da trombose. Até marquei uma consulta com meu vascular na semana da cirurgia, para ter certeza absoluta de que poderia fazer a cirurgia. Ele me explicou que toda a cirurgia com anestesia geral gera o risco de trombose, e claro, que no meu caso o risco era um pouquinho maior do que o normal, mas que não era nada tão preocupante ao ponto dele contraindicar a cirurgia. Me conselhou a parar de tomar o anticoncepcional, e a tentar cortar o cigarro. E foi o que eu fiz!

Sofri pra caramba nos primeiros dias sem o cigarro, mas agora já me acostumei, e pretendo nunca mais voltar a colocar um deles novamente em minha boca, e em minha vida! Já que é vida nova, vamos cortar os vícios ruins pela raiz né?

Enfim, três dias antes comecei a dieta líquida pré-operatória, e foi quando resolvi começar a compartilhar tudo com vocês. 

A cirurgia foi realizada no Hospital dos Plantadores de Cana de Piracicaba, em Piracicaba, é claro! O hospital não me deixou faltar nada, meu convênio me proporcionou um apartamento particular,  então foi tudo muito tranquilo, todas as enfermeiras super atenciosas, as instalações muito boas, e pude ficar com um acompanhante o dia todo, e mais 4 visitas liberadas das 8 da manhã às 9 da noite!

Na minha cirurgia foi utilizada a técnica de Fobi-Capella, sem anel. E foi realizada através de vídeo laparoscopia, estou com apenas 5 furinhos na barriga, que já estão praticamente fechados.

A técnica de Fobi- Capella, resumidamente, envolve o grampeamento com secção do estômago (formando a gastroplastia ou câmara gástrica), reduzindo sua capacidade em mais de 90%, e em seguida, é feito um desvio (Bypass) do intestino de 1,5 a 2 metros (ele tem de 4 a 7 metros), por fim, a gastroplastia é ligada ao intestino desviado (gastro-entero anastomose), para que a comida possa passar novamente.

 Imagem

 

Fiquei 3 dias internada no hospital, e já pude vir pra casa. Hoje faz uma semana da minha cirurgia, e eu estou super feliz!!

O meu convênio é a Cassi, pois minha mãe trabalha no Banco do Brasil, e eu sou dependente dela. Não tenho do que reclamar, deu tudo certo!

Eu sinceramente não sei quais outros convênios a clínica atende, mas é só dar uma ligadinha lá que eles informam.

A Clínica Bariátrica também realiza as cirurgias pelo SUS, a diferença é que o processo demora um pouquinho mais (uns 2 anos), e a cirurgia é através de incisão abdominal. Eu sei que parece que é demorado, mas pra quem tem um sonho, e quer mudar de vida, vale a pena a espera!

Queria fazer apenas um resumão com as informações básicas da minha trajetória até aqui, por isso não fiquei muito presa aos detalhes. Mas estou disponível pra qualquer dúvida que vocês possam ter, viu? É só perguntar!!!!

Site da Clínica Bariátrica: http://bariatrica.com.br/goto/store/index.aspx?SID=Imagenet

Site do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba: http://www.hfcp.com.br/

 

3 comentários sobre “A caminhada até minha cirurgia…

  1. Boa tarde. Estou pensando em fazer a cirurgia e gostei muito do seu blog. Tenho umas dúvidas, inclusive sobre o procedimento com o convênio (o meu também é cassi) e gostaria de falar com você. Você poderia me passar seu e-mail?

    • Gabi, desculpe-me a demora pra responder! Minha vida está uma correria esses dias, mudança, emprego novo, adaptação na nova casa, nova rotina… até esqueci um pouco do blog… tenho um monte de novidades pra trazer aqui, e não deu tempo ainda… dei 5 minutinhos agora pra dar uma olhada, e só agora vi seu comentário!! Pode me mandar um email sim, que ajudarei com o que estiver ao meu alcance, querida!!!

      larissa.globekner@gmail.com

      Prometo que não vou demorar essa eternidade toda pra responder, viu rs….

      Beijão!

Deixe um comentário

