Omelete de forno!!

Imagem

Gente, tô tão feliz de poder dividir minhas receitas com vocês! E o melhor, poder dividir minhas conquistas, minhas descobertas, as sensações, tudo! Tá sendo demais poder deixar aqui registrada essa fase tão especial da minha vida… assim, quando eu ficar velhinha, vou poder reviver com detalhes todas essas lembranças! Fora que assim posso ajudar quem está na mesma situação que eu, seja pela cirurgia bariátrica, ou pela simples necessidade, ou desejo de mudar de hábitos.

Ontem testei a receitinha de omelete de forno. Meu Deus! Que delícia!! E ficou tão lindo… 

Descobri o prazer em preparar e arrumar os pratos do dia a dia com carinho.  Parece que a fome já vai sendo saciada no momento da preparação… cozinhar virou pra mim um ritual imprescindível… sem contar que depois do prato estar lá, todo arrumadinho, você não tem coragem de destruí-lo “ogramente”, e devorá-lo em dois bocados… você vai desmanchando ele aos pouquinhos, com cuidado, delicadamente… e isso ajuda (e muito!), no processo da mastigação.

E por falar em mastigação… meu Deus!!! Descobri que antes da cirurgia eu devia engolir praticamente o bocado inteiro, sem nem processar os alimentos direito!! Ainda é um processo difícil pra mim… realmente mastigar cansa… tô malhando a mandíbula! Tenho que prestar muita atenção no que tô fazendo, porque se me distraio, engulo sem mastigar, e aí fico entalada… é um desespero só!!! Mas uma coisa eu confirmo… mastigar bastante faz MUITA, MUITA diferença na nossa vida… a mudança no hábito da mastigação, pra mim, está sendo tão importante quanto a mudança dos hábitos alimentares. Pra vocês terem uma noção, antes da cirurgia, eu levava no máximo 10 minutos pra fazer minhas refeições… hoje em dia… elas duram em média 40 minutos (a ponto de às vezes ter que requentar a comida, porque até o final, ela já está gelada né?). E olha que a quantidade de comida que eu como hoje em dia é muuuito menor, heim?

Enfim… vamos ao que interessa? Tirei fotos do passo-a-passo pra vocês também deixarem o omelete bem lindo, tirarem uma foto e depois marcarem com #projetofafa no Instagram, heim? (me adicionem lá: @larissaglob 😉 ). 

Lá vai a receita:

  • 3 ovos
  • cebolinha
  • 3/4 de xícara de cebola picadinha
  • 3/4 de xícara de tomate picadinho
  • 3/4 de xícara de abobrinha picadinha
  • queijo cottage light
  • orégano
  • 1 pontinha de colher e chá de fermento
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • 1/2 pepino em rodelas fininhas e sementinhas para enfeitar (eu usei gergelim)

Modo de preparo: Bata os três ovos com cebolinha à gosto e uma pitadinha de sal e pimenta do reino, reserve. Em uma tigela, misture a cebola, o tomate e a abobrinha com um pouco de sal, reserve. Misture o cottage com o orégano. Por último, adicione o fermento no ovo batido, misturando delicadamente até dissolver. Separe as forminhas de cupcake (minha receita rendeu 7 forminhas de silicone). Comece com a misturinha dos legumes, distribua uma colher de sopa não muito cheia em cada forminha e em seguida preencha com o ovo batido apenas até a altura dos legumes. Coloque a pastinha de cottage (uma colher de chá em cada forminha) e termine de encher a forminha com o ovo batido (não deixe muito cheia, pois pode derramar no forno). Finalize com três rodelinhas de pepino e gergelim. Leve ao forno médio por aproximadamente 25 minutos, ou até você perceber que o omelete já está firme e douradinho. Depois é só desenformar!!!

Bom apetite!!

Imagem

Deixe um comentário

