Tortillas caseiras com guacamole!

Imagem

Sabe aquele tipo de coisa que você jamais havia parado pra pensar em como ou do que são feitas? Pois é… passei por isso ontem!

Desde a cirurgia ando morrendo de vontade de comer um “snack” crocantinho e salgadinho… confesso que antes da cirurgia era viciada numa das coisas que pra mim são das mais “venenosas” e condimentadas do mundo: Doritos!!! Sei disso porque me acabava de comer aqueles pacotões gigantes, tamanho família… e minutos depois já estava arrependida, passando mal e olhando para o dedo vermelho de tanto corante… blergh!

Bom, estava eu ontem, sábadão, a pensar em alguma comidinha diferente para comer à noite com a família, afinal, sábado pede alguma coisinha especial né?! Aí pensei no guacamole, super natural, saudável, gordurinha boa do abacate, misturado com o tomate e a cebola… perfeito!!! Aí lembrei das tortillas… fréun! Antes aqui guacamole era comido com Doritos… 

Não me rendi e comecei a dar uma pesquisada para descobrir como as tortillas eram feitas… engraçado como existem mil e uma maneiras de se preparar a mesma coisa né? Não copiei nenhuma das receitas na íntegra… apenas tomei-as como base, então não tenho nenhum site para dar como referência. 

Mas confesso, fiquei espantada com a simplicidade da coisa! 

No meu caso, que queria as tortillas assadinhas e crocantes, garanto que ficam super parecidas com aquele Doritos sabor original… não sei se é a receita “original” mexicana, mas funcionou direitinho para o que eu estava querendo!! E já imaginei elas quebradinhas em cima de saladinhas ou com outros tipos de molhinhos (sempre light, é claro!).

Já não sei se para comê-las como tacos ou wraps, só cozidas na frigideira elas dão certo, porque não experimentei… mas em uma próxima oportunidade faço o teste e compartilho com vocês!

Vamos à receita:

Tortillas crocantes

Imagem

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de milho em flocos
  • 1 xícara de água
  • 1/2 colher de sopa de margarina light
  • orégano, páprica picante e cominho à gosto (ou quaisquer outros temperinhos)
  • sal à gosto

Modo de preparo: Em uma tigela, coloque a farinha, misture com a margarina e os temperos, e vá jogando a água aos poucos. Sove bem. ficará uma massinha lisa, sequinha, que não gruda na mão. Faça bolinhas pequenas (assim como meu fofíssimo ajudante demonstra na foto rs…), e cubra-as para não ressecarem. Na mesa, estique um plástico filme, coloque a bolinha e cubra-a com outra camada do mesmo plástico. Com a ajuda de um rolo, abra a massa até ficar bem fininha, use uma base para cortar as tortillas sempre do mesmo tamanho. Com essa receita, fiz 16 tortillas de 12 cm de diâmetro. Esquente uma frigideira anti aderente (não precisa untar), e coloque a massa para “cozinhar”. De um a dois minutinhos de cada lado são suficientes, é normal que cresçam algumas bolhinhas. Ficará uma massa flexível. Se desejar, pode usar a massa assim para fazer os tacos ou wraps, ou outros preparos típicos da cozinha mexicana. Para fazê-las torradas, corte os disquinhos em 4 partes iguais, e leve ao forno até ficarem crocantes (mais ou menos 10 minutos).

 

 Guacamole

Imagem

 

Ingredientes:

  • 1 abacate médio
  • 2 tomates sem pele e sem semente picadinho
  • 1/2 cebola picadinha
  • suco de 1 limão
  • pimenta dedo de moça, ou rosa, ou outra de sua preferência picadinha/ ou molho de pimenta (opcional – eu não utilizei, pois a pimenta ainda é muito agressiva ao meu estômago, mas o marido separou a porção dele e mandou ver no tabasco!)
  • coentro fresco bem picadinho (opcional também)
  • sal à gosto

Modo de preparo: Amasse o abacate com o garfo até formar uma pasta homogênea, misture o tomate, a cebola e o suco de limão. Acerte o sal. Adicione a pimenta e o coentro, se optar por usá-los. Simples assim!!! 😉

 

Fiquei orgulhosa de mim, comi uma comidinha diferente, saudável e totalmente honesta!!! Eu super recomendo! Agora aqui em casa, Doritos com guacamole nunca mais!! rs…

 

2 comentários sobre “Tortillas caseiras com guacamole!

  1. Oi, não consegui dar o ponto nas tortilhas, a farinha não une e a tortilha acaba se debulhando. Será o tipo de farinha que comprei? Eu comprei a farinha da yoki kimilho Flocão.

    • Oi Cláudia, com certeza foi a farinha, pois a farinha kimilho flocão, é totalmente diferente da farinha de milho em flocos. Ela é mais pesada, e mais dura, então provavelmente não deve ter dado a “liga” por causa disso. Da próxima vez tenta comprar a farinha que estou recomendando na receita, que foi a que usei, e deu certo! E aí me conta, tá? Beijão!

Deixe um comentário

