O que é que a chia tem?! (SAGU DE CHIA)

Imagem

Tenho usado muito a chia em minhas receitas ultimamente. Então resolvi fazer esse postzinho especial sobre ela, pra vocês entenderem melhor: “O que é que a chia tem”?

A semente de chia é uma semente com propriedades nutritivas especiais e foi muito consumida por civilizações antigas (como a Asteca no México), principalmente por quem precisava de força e resistência física. Ela é uma semente pequena de forma oval (cerca de 2 mm de comprimento) e de cores variadas (acastanhadas, cinzentas, pretas e brancas).

Ajuda a perder peso porque:

  • Causa saciedade: “suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. Ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago, diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores”.
  • Combate inflamação: “a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite”.
  • Desintoxica: “a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes”.

Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Deve ser consumida de uma a duas colheres de sopa de chia por dia.

Receitas que podem incluir a semente de chia são pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, farofa, saladas de frutas, sucos e vitaminas. 

E já que estamos falando dela, deixo aqui uma receitinha super prática para matar aquela vontadinha de comer um doce:

SAGU DE CHIA

  • 1 copo de suco de uva integral
  • 2 colheres de sopa de chia

Modo de preparo: Deixar tampado na geladeira do dia para a noite. E pronto! Simples assim!

Imagem

Obs. Tirei as informações nutricionais sobre a chia daqui ó: 

http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/chia-semente-elimina-gordura-637198.shtml
http://sementedechia.info/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s