Filé de linguado com molho de maracujá!

Imagem

Doce+azedo+salgado = combinação dos deuses!!!! Eu amo!!

Não tirei foto do passo a passo dessa receita, porque só ía postá-la no Instagram (@larissaglob), e no Facebook, mas ela acabou fazendo tanto sucesso, que decidi postar a receitinha aqui agora pra vocês.

Esses dias em casa têm me inspirado. Tenho procurado sempre pegar um ingrediente especial e transforma-lo em algo diferente do usual, pra provar que comida gostosa e bonita, não precisa ser custar caro. No meu caso, ando escolhendo esses ingredientes conforme sua urgência.

Minhas idas ao mercado têm sido cada vez mais prazerosas, e quanto mais colorido e saudável o carrinho, mais feliz eu fico… mas confesso, ainda preciso me adaptar às quantidades nessa nova vida!! Eu me empolgo!!!! Tem coisinha que acaba estragando na geladeira, e eu fico muuuito triste com isso!

O “resgatado” da vez foi o maracujá! Ele estava lá, quase falecendo, e eu estava programando fazer um suco com ele… mas gente, fala sério, com esse frio?? Suco gelado?? Ah não!!!

Aí me veio a ideia do peixinho… eu já tinha comido em um restaurante uma vez um salmão com molho de maracujá D-I-V-I-N-O!! E como eu tinha um filézinho de pintado no congelador, mandei ver!!!

Olhaí a receita:

  • 6 filés de linguado, ou qualquer outro peixe de sua preferência
  • coentro em pó
  • suco de 1 limão (para o peixe)
  • sal e pimenta à gosto
  • 2 maracujás
  • 2 colheres de mel
  • 3/4 xícara de água
  • suco de 1/2 limão (para o molho)
  • noz moscada
  • 1 colher de chá de aceto balsâmico (opcional)

Modo de preparo: Primeiramente tempere os peixes com o limão, coentro, sal e pimenta, e reserve. Em uma panela, coloque a polpa dos maracujás, adicione o mel e a noz moscada e ferva por 2 minutinhos. Adicione a água e o suco de limão e deixe ferver para dar uma engrossada (5 minutinhos mais ou menos). Peneire as sementes, e em uma frigideira à parte, dê uma tostadinha nelas, depois volte-as no molho e coloque o aceto (se quiser dar uma escurecidinha no molho). O peixe, fiz na grelha elétrica, coloquei só um fioziiiinho de azeite para não deixar o peixe grudar (o filé estava bem fininho), e grelhei dos dois lados. Se você não tem grelha, pode fazer em uma frigideira anti-aderente, ou embrulhar os filézinhos individualmente em quadradinhos de alumínio untados e levar ao forno. Depois é só montar o prato com os filés e jogar o molho por cima. 

Devido à cirurgia ainda ser recente, preferi não ingerir as sementinhas, coloquei mais para enfeitar mesmo. Mas normalmente elas ficam deliciosas depois de tostadinhas!!!

Espero que gostem!

Deixe um comentário